A Polimatia e a Arte de Exterminar o Tédio

Comentários · 286 Visualizações ·

Fala da possibilidade de se diversificar e experimentar continuamente novas atividades, e os benefícios que advém desta prática.

Uma das grandes vantagens da maturidade, é que, graças a Deus, em determinado momento da vida perde-se a falta de coragem para fazer alguma coisa. Como diz o maestro Benjamin Zander, após uma certa idade, você sempre deve viver "ALEM DO FÔD@-SE", caso busque realmente produzir coisas relevantes.

Esperar a aprovação alheia para um projeto pessoal enquanto a maior parte do mundo olha apenas para o próprio umbigo não passa de pura tolice, pois, já que ninguém pagará suas contas ou se importará se você irá se estrepar, por que então alguém deveria se importar com a opinião alheia? O certo é que o que quer você faça, um grupo aplaudirá e outro não. Quem gostar de você o endossará, quem não gostar irá lhe criticar, quem lhe for indiferente não se importará, logo, mendigar aprovação é tarefa vã.

Não invadindo o espaço alheio e agindo com ética, tudo o mais é uma folha em branco a ser preenchida com o que lhe interessar, seja abrir um novo negócio, dar uma palestra, gravar um vídeo, patinar, dançar, cantar, usar a roupa que quiser, fazer cosplay de um personagem amado, liderar, trabalhar em equipe, jogar jogos de tabuleiro, escrever um livro ou um roteiro, inspirar e se deixar ser inspirado, fazer novas amizades, falar com desconhecidos, amar, deixar-se ser amado, viajar, falar em público, começar uma nova carreira ou a terceira faculdade, abraçar um tema apaixonante e dedicar-se a ele, experimentar na prática algo que sempre quis fazer e nunca tentou, etc.

A chave para uma vida aventurosa é buscar tornar-se um polímata (procure a palavra no Google), e sua maior vantagem é nunca experimentar o que é “Tédio”.

Não se envenenando para não ferrar essa extraordinária ferramenta que ganhou ao nascer, o corpo humano, tudo o mais que existe são apenas novas fronteiras a serem exploradas. E as possibilidades são infinitas!!!

Lucio Abbondati Junior

 

Sobre o autor:

Lucio Abbondati Junior se considera um polímata de plantão, curioso sobre tudo, alguém que leva muito a sério a sua sede por informação. É médico clínico geral formado pela UFF-RJ há 40 anos, com pós em farmacologia homeopática pelo IHB-RJ, hipnólogo certificado, radialista, produtor e apresentador de TV formado pelo SENAC, bem como também jornalista, desenvolvedor de board games e jogos de carta para a indústria brasileira, escritor com obras que abordam as áreas da ficção científica, qualidade de vida, gerenciamento do stress, neurociência do aprendizado e ludicidade, Master Coach pelo IBC na gestão pessoal do estresse e da ludicidade, é produtor cultural também formado pela UFF-RJ. Já como palestrante, frequentemente apresenta-se no palco junto à sua esposa, Lucia Vasconcellos, com quem forma a dupla “Os Lucios”, abordando todos os temas anteriormente descritos. No youtube tem um canal junto com ela chamado “Os Lucios do Além”, onde faz curadoria e sugere livros, quadrinhos, vídeos, board games, viagens e roteiros nerds. Como curiosidade, também é um ex-sonoplasta de teatro apaixonado por música clássica, trilhas sonoras de filmes e séries, ex-desenhista de arquitetura, e um eterno e ávido estudante. Pai de três filhos que adora, e de uma amada esposa que é exatamente como pediu a Deus (inteligente, curiosa, criativa e linda), ele presume que o divino o manterá aqui embaixo enquanto fizer de sua vida algo interessante.

Comentários